domingo, 1 de abril de 2012

Cães, gatos, crianças e passeatas

Cães, gatos, crianças e passeatas
Gabriel Barcellos Nunes
Professor em Piratini

Estão virando moda as passeatas e os protestos cada vez mais incisivos na defesa dos animais e no pedido de punição aos responsáveis por maus tratos. Como seres vivos e formados por sentimentos merecem atenção da comunidade e interesse do Estado para que não sejam maltratados. Não deixo de compartilhar das opiniões dos que organizam e participam destes movimentos, mas quero chegar um pouco mais longe. Todos os grandes defensores dos animais são vegetarianos¿ Se não forem temos então uma grave incoerência.
Fazer passeata em favor dos animais, passar por uma criança de rua e fingir que não vê que ela não tem o que comer, onde estudar, onde dormir e onde buscar seu futuro, chegar em casa e comer um delicioso bife ou um pedaço suculento de churrasco e acariciar seu cachorrinho ou gatinho também é incoerência. Principalmente pelas crianças. Sem ter o que comer, vestir, sonhar.
“Mas defendemos os animais porque eles não podem se defender sozinhos, os seres humanos podem, são livres, tem autonomia...”; “Muitos animais são melhores que os humanos...” certamente ouço como contra-argumentos. Será mesmo que as crianças, jovens e até os adultos condenados ao abandono (especialmente de sonhar) têm mesmo como se defender sozinhos¿ Será que eles não são mesmo como animais, sem dignidade, sem sonho, esperando um pouco de comida para saciar, puramente, seu instinto de sobrevivência¿
Mas é bonito defender os animais e depois comer bife, churrasco, hamburger... Já viram como os bois são mortos nos matadouros¿ Como se mata um ovino¿ Um porco¿ Um frango¿ Vamos defendê-los também. Já viram como se mata uma criança tanto fisicamente quanto psicologicamente¿ Pois é isso que precisamos. Ver o mundo, além das janelas dos nossos apartamentos.
Maus tratos contra animais devem ser punidos sim, pois só seres com instinto maligno o fazem. Quem espanca um cachorro é mau, vai espancar também uma criança. Nenhum desses dois animais merece ser espancado. São criaturas de Deus, para os que crêem ou seres gerados a partir da evolução...Não importa. Sofrem, sentem dor.
Só o que peço é que se reflita a respeito das nossas lutas. Deve-se sim cobrar a defesa dos animais, mas com mais coerência e nunca, nunca, esquecer das crianças. Diferente de muitos cães e gatos, muitas não tem família, não tem lar, não tem o que comer, vestir, dormir e principalmente o que sonhar. Cães e gatos vivem sem sonhos. Crianças não e a cada dia nós, enquanto sociedade, castramos os sonhos das nossas crianças e as esquecemos nos sinais, debaixo dos viadutos, nos cantos...Como cães de rua passamos por elas e fingimos não vê-las. Mas elas existem, são seres iguais a nós. Merecem respeito e dignidade como todos os seres vivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário