quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Matéria Jornal A 1ª FOLHA: PT de Piratini avalia eleições


PT de Piratini avalia desempenho do partido nas eleições 2010

Pela primeira vez na história o Partido dos Trabalhadores (PT) de Piratini teve vitória em todos os campos majoritários e excelente votação para os legislativos. No primeiro turno venceram com larga vantagem os candidatos a governador Tarso Genro e a presidente Dilma Roussef, bem como o senador Paulo Paim. Além disso os candidatos a deputado estadual Edegar Pretto, Miriam Marroni e Luiz Fernando Mainardi e os candidatos a federal Dionilso Marcon, Fernando Marroni e Henrique Fontana ficaram entre os dez mais votados para os legislativos. Foi a primeira vez também que o Comitê Central, sob coordenação do diretório municipal teve mais de uma candidatura proporcional como prioritária. Os avanços do PT local não pararam e Piratini foi dos poucos municípios da região Sul em que Dilma venceu também no segundo turno, com uma vantagem de mais de 700 votos.

Os números foram avaliados pelo o presidente municipal do PT, professor Gabriel Barcellos Nunes (que assumiu o cargo este ano). “A militância do PT, o pessoal dos assentamentos, da agricultura familiar e da cidade, foram os grandes responsáveis por esse avanço no nosso partido aqui no município, além, é claro, o sucesso das gestões petistas, como o governo Lula”, destaca o presidente municipal ressaltando também a participação dos partidos aliados, especialmente no segundo turno, quando o PMDB, o PSB e o PDT participaram da coordenação das atividades e do Comitê Central do PT, que passou a ser um Comitê Pluripartidário Pró-Dilma. “A política de Piratini vem demonstrando maturidade, prova disso a boa receptividade que tivemos em todos os lugares que pudemos visitar e o respeito com o qual fomos tratados e tratamos nossos oponentes”, declara.

A vitória de um partido em todos os campos majoritários não precisa ser considerada anormal, mas há que se considerar encorajadora quando se afirma que o PT de Piratini não possui sequer um vereador, nem nunca possuiu e jamais participou de qualquer administração municipal. “Estes números e a visibilidade que tivemos nas eleições deste ano nos credenciam a uma participação ativa nas eleições de 2012”, ressalta o presidente. Segundo Nunes, que defende uma participação mais efetiva do partido no município com a inserção em espaços oficiais, o PT já está traçando as metas e a forma de participação nas eleições municipais, bem como, já vem conversando com outros partidos e avaliando a possibilidade de coligação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário