sábado, 10 de abril de 2010

Importância do Inglês

A situação atual do planeta Terra, seja por seus aspectos econômicos, culturais ou sociais, nos levam a algum tipo de estudo preferencialmente, que visa nos permitir uma maior inserção neste mundo globalizado. Um destes estudos é o da Língua Inglesa. É extremamente importante que tenha-se ao menos uma noção básica do Inglês para não ficarmos alheios ao mundo, visto ser considerada hoje a "língua global".
Alguns países muito importantes tem a Língua Inglesa como idioma oficial, podemos citar os Estados Unidos da América e a Inglaterra. No Brasil, o idioma oficial é o Português e a quase totalidade dos países vizinhos falam a Língua Espanhola. Português e Espanhol tem as mesmas origens e vêm de países vizinhos da Europa: Portugal e Espanha que durante o período das grandes navegações encontraram terras no continente batizado de América.
Já o Inglês tem uma origem um pouco diferente, mas também chegou a América no mesmo período quando os ingleses desembarcaram e colonizaram a parte norte do novo continente. Essas três línguas, mais o francês, também falado em alguns países tem íntima relação pela sua história dentro do Continente Americano.
Aspectos sociais e culturais podem ser avaliados sob este prisma. A maioria dos países que falam o Inglês teve um desenvolvimento maior e mais rápido do que os países que adotaram, pela sua história, o Português e o Espanhol.
No Brasil, o estudo das línguas começou com algumas clássicas e até mesmo o latim. Mais recentemente, todas as escolas de Ensino Fundamental e Médio são obrigadas a oferecer pelo menos uma Língua Estrangeira Moderna: Inglês ou Espanhol. O estudo de qualquer destas é extremamente importante, mas destaco neste momento a Língua Inglesa.
Pesquisas científicas feitas por renomados lingüistas e outros estudiosos da aprendizagem revelam que quanto mais cedo a pessoa começar a ter contato com uma língua estrangeira (ou segunda língua), mais facilidade terá para adquiri-la. À língua que nascemos falando (ou melhor, aprendemos a falar por volta dos dois anos), damos o nome de língua-mãe. No Brasil, para praticamente todos os moradores, a língua-mãe é o português.
Por terem origens diferentes, Português e Inglês parecem praticamente opostos, mas não custa lembrar que o alfabeto de ambas é praticamente o mesmo. As diferenças maiores ocorrem nas construções frasais e no próprio significado das palavras. A grande maioria dos lingüistas acredita que sabendo o significado de um número não muito grande de palavras em Inglês e principalmente, conhecendo os diversos auxiliares e a conjugação verbal (que é muito mais fácil que no português), já se tenha condições de entender um texto e melhor ainda, estabelecer uma comunicação em uma nova língua. Lembre-se que o inglês é muito importante. English is very important!
If you can read this thanks an English teacher!
Gabriel Barcellos

Nenhum comentário:

Postar um comentário